A medida de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus nos forçou a introduzir novos hábitos na rotina. Nas faculdades, sobretudo na graduação presencial, a realidade das aulas virtuais tomaram conta rapidamente e, assim, a pouca intimidade com tecnologia e a falta de prática nesse cenário fez com que muitos estudantes tivessem dificuldade para tirar o melhor proveito dos conteúdos transmitidos pelos professores. 

Por isso, no post de hoje, trouxemos um guia rápido com alguns toques, aparentemente simples, mas que fazem toda a diferença para aprender melhor na aula à distância. Boa leitura!

Ao acordar, troque o pijama por uma roupa confortável

Se o horário combinado for pela manhã, não caia no erro de permanecer com o pijama para “ganhar tempo”. Vista-se como se fosse sair de casa, até mesmo calce um tênis ou outro sapato confortável não precisa exagerar na arrumação, claro! O objetivo é que você sinta que está se preparando para um compromisso importante (o que de fato é), e o ritual de trocar de roupa deixará mais bem definida a transição entre “tempo livre” e “tempo de estudo”.

Assista à transmissão online em ambiente adequado na cama, não!

A liberdade que se ganha com a rotina de estudos em casa pode provocar algumas tentações que prejudicam muito a absorção do conteúdo. Dito isto, não se engane: escolher a cama como local de estudos pode até parecer uma boa pedida à primeira vista, porém, isso só contribui para distrações. Uma mesa em local bem iluminado, com espaço suficiente para acomodar seus materiais, e uma cadeira com apoio para a coluna é tudo o que precisa.

Entre na sala virtual com antecedência

A sua turma tem aula às 14:00, você resolve ingressar na videoconferência às 13:59 e percebe que o link está errado ou lembra que esqueceu de baixar o aplicativo e instalar a ferramenta necessária para a aula. Para evitar qualquer confusão, entre na plataforma com pelo menos 10 minutos de antecedência, experimente os recursos disponíveis, teste sua câmera e microfones. Assim você não se atrasa ou não interrompe o professor para fazer uma pergunta técnica. 

Conte com o apoio dos seus familiares e fuja das distrações

O ideal é evitar sala e cozinha, mas se você não mora sozinho e precisa organizar seu canto de estudos em um cômodo de maior circulação, avise para as pessoas não falarem com você e para que tentem manter um tom de voz mais baixo durante sua aula. Esclareça que o apoio deles é importante para que você não perca a concentração. Além disso, deixe o celular no silencioso e feche abas do navegador que não sejam sobre o tema da disciplina. Ah, e um detalhe: use fones de ouvido!

Prepare-se para a aula e contribua com o professor

O ensino à distância também podem ser uma nova experiência para o professor que está do outro lado da tela, pois ele tem a missão de preparar conteúdos para aulas ainda mais dinâmicas e promover um debate interessante na sala virtual. Mais do que nunca, a interação com a turma é imprescindível para a absorção do tema! Se preparar para o momento lendo o material de apoio indicado é o primeiro passo para uma aula instigante e menos unilateral (com o professor falando sozinho). 

Aproveite chats e fóruns para fazer perguntas

Assim como na aula presencial, não sinta vergonha de perguntar. Utilize os recursos e ferramentas da plataforma online de ensino para fazer suas considerações e expor suas dúvidas sobre o tema. Se for o caso, procure o professor após a aula para esclarecer alguma questão ou, ainda, peça ajuda dos seus colegas e monte grupos de estudos. Qualquer iniciativa para compartilhar dúvidas é importante para que nem você nem seus colegas se sintam perdidos na disciplina.

Espere a sua vez de falar e deixe o microfone e câmera desligados!

A quantidade de computadores conectados pode sobrecarregar o servidor e prejudicar a qualidade da videochamada, portanto, somente ligue a câmera quando solicitado e permaneça com o seu microfone no mudo se não for sua vez de falar. Muitas plataformas têm ferramentas para que você peça um momento de fala, então utilize o recurso antes de desmutar o microfone, combinado? Assim, cada um pode fazer sua contribuição de maneira organizada, assim como ocorre na sala de aula presencial. 

Gostou das boas práticas que a FASJ selecionou para você aprender melhor nas aulas online? Então envie o conteúdo para os seus colegas de turma nas redes sociais!